Notícias

 | 10/12/2008 11h37min

SCGás promete normalizar fornecimento de GNV aos postos de combustíveis até quinta-feira

Nesta terça, obras de reparo do gasoduto foram concluídas e o transporte de gás restabelecido

O fornecimento de gás natural veicular (GNV) aos postos de combustível de Santa Catarina deve ser normalizado em até 24 horas. A informação é do presidente da SCGás, Ivan Ranzolin.

O abastecimento estava paralisado desde o dia 23 de novembro, quando deslizamentos de terra provocados pela chuva no Vale do Itajaí romperam o gasoduto Brasil-Bolívia em Gaspar. No final da tarde desta terça-feira, dia 9, as obras de reparo foram concluídas e o transporte de gás natural foi restabelecido.

De acordo com Ranzolin, técnicos da SCGás estão indo aos postos do Estado nesta quarta-feira para abrir as válvulas de abastecimento. Ele acredita que em até 24 horas todos os postos estarão recebendo gás normalmente.

Durante uma semana, a pressão do gás na rede deverá ficar 3% menor que o normal para que não haja falta do produto. Com isso, o abastecimento dos carros poderá ser um pouco mais lento.

A retomada da distribuição do gás natural provocou filas nos postos de combustíveis do Estado na manhã desta quarta-feira.

Indústria

Técnicos da SC Gás também estão nas indústrias acompanhando a abertura das válvulas. As indústrias cerâmicas de Santa Catarina, principais consumidoras do combustível, reduziram a produção a 10% no período, acumulando prejuízos de R$ 7 milhões por dia. Com quase 20 dias paralisadas, as fábricas somam cerca de R$ 140 milhões em perdas.

Segundo o presidente da SC Gás, a companhia programa ações junto às empresas para diminuir os prejuízos acumulados.

— Demos um benefício a essas empresas para minorar os seus prejuízos. Demos um prazo de 50 dias para que eles paguem as faturas vencidas e estamos buscando um prazo de 90 dias para que eles paguem as faturas vincendas (que estão por vencer) — disse.

Santa Catarina recebe diariamente cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de gás. Ranzolin projeta que até meados de 2010 o Estado passe a utilizar toda a cota disponível, de 2 milhões de metros cúbicos diários.

CBN/DIÁRIO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.