Notícias

 | 08/12/2008 18h20min

Exportações brasileiras de carne suína caem 50%

Calamidade em Santa Catarina foi uma das principais causas

Mariane De Luca, São Paulo (SP)  |  reportagem@canalrural.com.br

As exportações brasileiras de carne suína caíram quase 50% no último mês. O grande motivo foi a calamidade causada pelas chuvas em Santa Catarina, que paralisou o principal ponto de escoamento do setor.

Das 47 mil toneladas do produto que deveriam ter sido exportadas em novembro apenas 27 saíram do país, uma queda de 48% em relação ao mesmo período de 2007. As chuvas e deslizamentos de terra no Estado fecharam o porto de Itajaí, de onde sai 55% da produção nacional.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Suína (Abipecs), a crise financeira mundial também contribuiu para os resultados negativos.

– Ficamos mais de 10 dias paralisados, sem redirecionar para outros portos. Além disso, com a crise financeira global, a falta de crédito e a volatilidade do câmbio têm dificultado muito os negócios – explica Pedro de Camargo Neto.

O valor somado com as exportações também caiu em novembro. A redução foi de 37% – de US$ 124 milhões para US$ 78 milhões. Já no acumulado do ano, a valorização do dólar fez com que a receita com as vendas externas aumentassem 30%. Apesar disso, o ano de 2009 é motivo de preocupação para o setor.

– Estamos muito apreensivos. Vamos ver como será dezembro e como fica a situação em Itajaí. Há uma preocupação com a recessão e a queda do consumo – diz o presidente da Abipecs.

Os embarques de carne suína que ocorreriam por Itajaí estão sendo redirecionados para outros portos do país.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.