Notícias

 | 08/12/2008 13h58min

Edital para empresa que substituirá a Fundae está no Diário Oficial

Detran admite que emissão e a renovação de CNHs podem atrasar

O Diário Oficial do Estado traz nesta segunda-feira o edital para contratação de empresa que fará os exames teóricos para a obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH). O prazo para a entrega de propostas vai até 8 de janeiro.

O contrato com a Fundação para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae), que realiza os testes atualmente, termina na próxima semana. Até a conclusão do edital, os exames devem ser feitos por funcionários que serão contratados de forma emergencial. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) admite que a emissão e a renovação das CNHs podem atrasar, embora afirme que o serviço não será interrompido.

Entenda o caso

> Em abril, o governo anunciou a rescisão unilateral do contrato mantido com a Fundae, que elabora e aplica testes teóricos e práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
> A fundação é uma das investigadas pela Operação Rodin que desvendou o desvio de pelo menos R$ 40 milhões do Detran. Depois da rescisão, a Fundae ingressou com vários recursos. A previsão agora é de que ela deixe de prestar o serviço em 15 de dezembro. Mas a fundação tenta novo recurso que foi protocolado no dia 21, na Casa Civil. Até ontem, não havia resposta do Executivo. Caso o recurso seja negado, a fundação pode recorrer à Justiça.
> Paralelamente, o governo lançou edital para contratar uma empresa que substitua a Fundae. O processo foi suspenso após contestações de uma empresa interessada em participar do pregão e do Ministério Público de Contas.
> Um novo edital está sendo finalizado. Segundo um integrante do primeiro escalão, o documento pode ser lançado hoje. A empresa vencedora cuidará somente da elaboração dos testes teóricos.
> Também deve ser publicado o edital de concurso público com 104 vagas para o Detran. O concurso fornecerá examinadores que assumirão a responsabilidade pelos testes práticos, hoje feitos pela Fundae. O Código de Trânsito Brasileiro proíbe que a avaliação prática seja terceirizada.
> A partir do dia 15 de dezembro, quando a Fundae deixará de prestar serviços, servidores públicos com formação na área aplicarão os testes práticos. O Executivo ainda não definiu quem fará os testes teóricos até uma empresa ser selecionada em licitação. Conforme um integrante do Executivo, está sendo discutida uma eventual contratação emergencial.

RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.