| 07/12/2008 22h38min
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, se reuniu na tarde deste domingo na localidade de Braço do Baú, em Ilhota, Vale do Itajaí, Santa Catarina, em companhia do prefeito Ademar Felisky, do secretário regional Paulo França e do diretor estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves. O encontro serviu para discutir soluções e alternativas para a reconstrução da região afetada pelos deslizamentos, que destruíram casas, plantações de arroz e bananas.
A reunião ocorreu na Igreja Nossa Senhora Aparecida, que serve de abrigo para famílias atingidas pelas chuvas das últimas semanas. Ilhota foi o município que mais registrou mortes no Estado, com 37 vítimas fatais na região do Baú. Atualmente, 475 pessoas continuam desabrigadas na cidade.
Agricultores da região entregaram um documento com pedido de auxílio ao governador, que anunciou o fornecimento de crédito especial a fundo perdido para a subsistência dos produtores. Nesta segunda-feira, os
agricultores voltam a se reunir
com o secretário de Agricultura do Estado, Antônio Ceron, que também participou da reunião deste domingo.
— Vamos gastar aqui o que for necessário para esta região voltar às suas atividades e recompor a vida dos moradores — declarou Luiz Henrique durante o encontro.
O governador anunciou também a criação de uma Fundação de Amparo a Pesquisas em Santa Catarina, composta por especialistas e pesquisadores que irão discutir e estudar o que ocorreu nas regiões atingidas pelos deslizamentos de terra no Estado.
Para o prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, apesar dos estragos registrados no interior do município, é preciso garantir a vinda de turistas para alavancar o comércio da cidade, que não foi atingido pela chuva:
— A região do Morro do Baú sofreu muito, mas o nosso Centro e comércio estão funcionando a pleno vapor. Sem os turistas durante a temporada, nossa cidade pode sofrer ainda mais — disse.
Uma das áreas mais atingidas pelos deslizamentos no Morro do Baú, entre Ilhota e Gaspar. Veja mais fotos de estragos no Estado
Foto:
Diario.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.