Notícias

 | 05/12/2008 03h43min

Navio comercial atraca no rio Itajaí-Açu

Tokyo Bay foi o primeiro navio mercante a entrar em Itajaí depois da enchente

Patricia Zomer  |  patricia.zomer@santa.com.br

Depois de 12 dias sem navegação de embarcações mercantes, o Rio Itajaí-Açu recebeu, na tarde desta quinta-feira, um navio comercial. O Tokyo Bay foi o primeiro navio mercante a entrar em Itajaí depois da enchente. A embarcação veio da Rússia e atracou no terminal privado da Braskarne, onde irá embarcar 5,3 mil toneladas de carne congelada.

O navio deverá permanecer atracado até segunda-feira. A carne congelada embarcada será levada para o Porto de Saint Petersburg, na Rússia.

Para dar lugar ao Tokyo Bay, o navio Akademic Zavaritskiy, que estava atracado desde o dia 21, teve que deixar o terminal privado.

De acordo com a Capitania dos Portos, nesta quinta-feira o rio tinha capacidade para receber navios com no máximo 7,1 metros de calado e os que navegaram tinham 6,9 metros. Durante as cheias, o Itajai-Açu chegou a ter o calado reduzido para quatro metros e meio.

Para esta sexta-feira está prevista a atracação de um navio de cabotagem (transporte de cargas entre porto) no Terminal Portuário da Portonave, em Navegantes. Os navios de cabotagem só farão o transporte da carga até os navios de longo curso que ficam a espera em alto mar. No sábado, a Portonave também irá receber outra embarcação de cabotagem.

Os terminais portuários do litoral Centro-Norte não recebem embarcações desde o último dia 21. Por causa da paralisação dos portos de Itajaí e Navegantes e dos três berços de atracação do porto de Itajaí que foram danificados pela força da correnteza durante a enchente, o prejuízo ultrapassa a meio bilhão de dólares.

Marcos Porto / 

Embarcação veio da Rússia e atracou no terminal privado da Braskarne, onde irá embarcar 5,3 mil toneladas de carne congelada
Foto:  Marcos Porto


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.