Notícias

 | 28/11/2008 14h19min

Queda dos preços do frete impulsionará exportações de açúcar do país

Brasil é líder mundial na produção e vinha perdendo espaço no mercado devido ao custo do transporte

A forte queda dos preços do frete nos últimos meses vai impulsionar as exportações de açúcar do país. A informação faz parte do relatório do Banco Fortis. O Brasil é o maior produtor mundial de açúcar e, nos últimos anos, estava perdendo espaço no mercado exportador em função dos preços elevados dos fretes.

Conforme o documento, os custos de frete para o açúcar embarcado do Porto de Santos para a Europa recuaram de um pico de US$ 135 em 2008 para cerca de US$ 30 por tonelada neste momento. Os fretes em queda devem levar o Brasil a recuperar sua fatia de mercado perdida por causa dos preços elevados do serviço.

Mas, agora, os problemas no mercado de açúcar são outros. A crise financeira mundial afetou a procura pelo produto. A queda das cotações tem levado os consumidores a fazerem apenas as compras necessárias, sem a formação de estoques.

O relatório ressalta também a incerteza em função da demanda no mercado que pode permanecer pressionada durante a safra atual fazendo com que o déficit na oferta desapareça. A Organização Internacional do Açúcar estima que o déficit na oferta mundial durante a safra 2008/2009 fique em 3,6 milhões de toneladas.

Já Plínio Nastari, presidente da Datagro – consultoria especializada no mercado sucroalcooleiro –, disse que não acredita em queda na demanda por açúcar por causa da crise. Segundo ele, é um produto barato, com tendência crescente de consumo. Nastari disse também que a queda nos fretes marítimos está voltando a aproximar do mundo o açúcar brasileiro, aumentando a competitividade do produto nacional no Exterior.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.