Notícias

 | 27/11/2008 14h20min

Chuvas ganham força na região Nordeste nesta sexta

No norte do país, áreas de instabilidade provocam temporais intensos

Região Sul
Os ventos úmidos que sopram do mar provocam chuvas constantes e com baixo acumulado no litoral do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina. Há risco de novos deslizamentos de encosta nas quatro áreas. Já no interior dos dois Estados e no Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e quente.

Região Sudeste
A frente fria e as áreas de instabilidade causam chuvas generalizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e no leste e norte de São Paulo. Há risco de temporais com potencial para inundações e deslizamentos no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no centro e norte de Minas Gerais. A temperatura máxima permanece baixa no leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e no sul e norte de Minas Gerais. Já no centro e oeste paulistas, o tempo permanece seco e quente.

Região Centro-Oeste
As chuvas permanecem concentradas sobre o norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, com previsão de chuvas intensas no norte de Goiás e de Mato Grosso. No centro e sul de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e quente.

Região Nordeste
A Zona de Convergência do Atlântico Sul, sistema que vem provocando chuvas sobre parte da região, ganha força nesta sexta-feira. Há previsão de fortíssimos temporais, com acumulado de quase 100 mm em 24 horas no sudoeste e oeste da Bahia, além do extremo sul do Maranhão e do Piauí. No centro e sul da Bahia e na região central do Maranhão, há previsão de chuvas generalizadas, porém com menor acumulado. Entre o norte do Maranhão e o norte da Bahia, o tempo permanece seco e quente.

Região Norte
Áreas de instabilidade conhecidas por Alta da Bolívia provocam intensos temporais sobre o Tocantins, centro e sul do Pará, Amazonas, Rondônia e Acre. Várias localidades receberão quase 100 mm em 24 horas. Já Roraima, norte do Pará e Amapá, esperam-se chuvas mais isoladas e muito calor.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
A trégua dura pouco: a partir do domingo, os ventos que sopram do mar causam chuvas constantes entre o litoral do Paraná e o leste de Santa Catarina (litoral e Vale do Itajaí). Além disso, a chegada de uma nova frente fria causa chuvas no oeste do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste
Até 3 de dezembro esperam-se chuvas fortes no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais com acumulado de mais de 100 mm em cinco dias. Por outro lado, espera-se tempo seco e quente na maior parte do Estado de São Paulo.

Região Centro-Oeste
No domingo há previsão de chuvas generalizadas, porém com baixo acumulado, em todo o oeste de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira, as chuvas também atingem o centro do Estado. A partir da terça-feira, finalmente as chuvas generalizadas e intensas retornam para praticamente todo o Estado, depois de quase um mês com tempo seco e quente.

Região Nordeste
No domingo, as chuvas se espalham por praticamente todo o Nordeste. Apenas não há previsão de chuvas no litoral e Zona da Mata entre Sergipe e Rio Grande do Norte, além do agreste de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Na maior parte das cidades, o acumulado será baixo. Apenas no oeste e sul da Bahia poderá chover de forma mais intensa. De qualquer forma, a temperatura máxima deverá permanecer baixa no sul, centro e oeste da Bahia e no sul dos Estados do Maranhão e do Piauí.

Região Norte
Até o dia 3 de dezembro há previsão de chuvas em toda a região.

CENTRAL DE METEOROLOGIA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.