Notícias

 | 26/11/2008 12h15min

Petrobras nega interesse na Repsol YPF

Segundo informações divulgadas pela impressa ontem, petrolífera brasileira estaria interessada em comprar uma participação de 29,9 %


A Petrobras negou hoje que esteja interessada em comprar participação acionária da petrolífera hispano-argentina Repsol YPF, como foi veiculado ontem na imprensa. Em comunicado enviado à Bolsa de São Paulo para responder a uma consulta da Comissão de Valores Mobílias (CVM), a Petrobras "esclarece que não está em negociação e não existe intenção de compra de participação na referida empresa".

A CVM consultou a Petrobras devido a informações divulgadas ontem pela imprensa de que estaria na lista de interessados em comprar uma participação de 29,9 % da Repsol YPF.

A Lukoil, maior petrolífera privada da Rússia, negocia atualmente fórmulas para ficar com 20% controlados atualmente pela Sacyr-Vallehermoso e tomar uma participação adicional de 9, % de acionistas como Criteria, A Caixa, Caixa Catalunya e A Mútua Madrilena.

No entanto, a operação perdeu fôlego por problemas da companhia petrolífera russa para financiá-la e gerou grande contestação pela oposição espanhola. Diante destas dificuldades surgiram os nomes de outras companhias do setor como Eni, Total e da própria Petrobras que poderiam estar interessadas em entrar no capital da Repsol YPF.

No comunicado, o diretor financeiro da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, assinala que a companhia "não confirma a veracidade da notícia em questão".

A companhia, que tem operações em vários países latino-americanos, africanos e na parte americano do Golfo do México, prevê fechar este ano com uma produção média de 1,95 milhões de barris por dia e alcançar os 2,42 milhões de barris em 2012. A Petrobras ainda tem previsão de investir US$ 112 bilhões até o mesmo ano.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.