Notícias

 | 06/11/2008 10h37min

Inglaterra e Banco Central Europeu anunciam redução na taxa de juros

Cortes foram divulgados nesta quinta

Em meio a crise financeira internacional, bancos europeus anunciaram nesta quinta medidas para tentar impulsionar os mercados financeiros.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) cortou a taxa básica de juros em 1,5 ponto porcentual, para 3% ao ano. A expectativa de analistas era de que a taxa fosse reduzida em 0,50 ponto porcentual, mas alguns economistas previam um corte de 1 ponto porcentual depois de dados fracos recentes da economia britânica. As informações são da Dow Jones.

Já o Banco Central Europeu (BCE) decidiu reduzir a taxa básica de juros na zona do euro em 0,5 ponto percentual, para 3,25%. A instituição européia também reduziu a facilidade marginal de crédito, usada para a concessão de créditos overnight por bancos centrais nacionais, para 3,75%, assim como a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, para 2,75%, com efeito a partir de 12 de novembro.

A maioria dos especialistas previa que o BCE reduziria os juros, porque a atividade econômica dos países que compartilham o euro desacelerou consideravelmente. O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra surpreendeu os mercados financeiros com uma redução da taxa de juros no Reino Unido de 1,5 ponto percentual, para 3%, muito mais do que previam os especialistas. No entanto, o BCE não surpreendeu e reduziu os juros de acordo com o previsto.

Entenda a crise 

 

ZEROHORA.COM, COM AGÊNCIAS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.