Notícias

 | 04/11/2008 17h21min

Kirsten Dunst faz documentário sobre eleições nos EUA

Projeto busca descobrir motivos da baixa participação da população nas eleições

A atriz Kirsten Dunst e o cineasta Jacob Soboroff realizam um documentário sobre como votam os americanos no Estado de Dakota do Norte, único Estado dos EUA que não exige que seus residentes se registrem para votar nas eleições.

— É diferente de qualquer outro Estado dos EUA — disse Soboroff.

— Não sei se é melhor ou pior, por isso que estamos aqui.

Kirsten, atriz que atuou nos filmes Homem-Aranha, e Soboroff dirigem e produzem o documentário ainda sem título que explora por que a participação dos eleitores americanos está abaixo da maioria dos outros países.

— O que buscamos é dar uma visão imparcial aos Estados Unidos, e ao resto do mundo, de como as pessoas se vêem afetadas pelos sistemas de votação e o que isso significa para os eleitores — indicou Soboroff.

A dupla entrevistou na segunda-feira o secretário de Estado de Dakota del Norte, Al Jaeger, e planejava entrevistar outros pessoas no dia das eleições presidenciais, nesta terça.

Kirsten e Soboroff se conheceram em julho quando o realizador gravava um comentário sobre as eleições para a Rádio Pública Nacional americana. Soboroff dirige Why Tuesday? (Por que terça?), uma organização sem fins lucrativos que investiga modos de incrementar a participação dos eleitores. 

A atriz de 26 anos disse que ofereceu a Soboroff alguns conselhos de atuação e que se interessou pelas metas da organização.

— Quanto mais velho alguém fica, maior é a responsabilidade que sente sobre o poder que um tem, especialmente na indústria do espetáculo... e o delicado e importante que é usar esse poder para influenciar as pessoas de uma maneira positiva — disse Dunst.

Soboroff disse que ele e a atriz estão trabalhando com a Participant Media, produtora do premiado documentário narrado pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, "Uma verdade inconveniente'', sobre os perigos do aquecimento global.

A atriz disse que planeja narrar o documentário, mas não se sabe ainda se ela aparecerá no vídeo. Soboroff e Dunst já votaram em 20 de outubro em Norwalk, Califórnia.

— Me sinto totalmente honrada e muito orgulhosa de votar; eu nunca estive tão orgulhosa de ter votado.

Confira a cobertura direto dos EUA



Estados que podem definir o pleito


AP
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.