Notícias

 | 29/10/2008 17h04min

Contratos da Fatec são fiscalizados

Mudanças pelas quais fundações passou agradaram promotor

Priscila Abrantes, Especial

A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) apresentou nesta quarta-feira seus projetos e contratos ao promotor e fiscalizador das fundações em Santa Maria, Gustavo Ramos Vianna. Ele já tinha visitado a Fundação Educacional e Cultural para o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae), em 14 de outubro.

A reunião, que foi a portas fechadas, durou cerca de uma hora e meia. Os contadores da Fatec, Adilson Catto e Dima Quatrin, o secretário executivo da fundação, Sidnei José Barros da Silva, e o assessor institucional, Antonio Maioli, também apresentaram ao promotor os resultados da auditoria realizada na fundação e que foi concluída no início deste mês.

Vianna diz que ficou satisfeito com as mudanças pelas quais a Fatec passou depois do escândalo da Rodin. Segundo ele, o aumento do controle interno em cima dos projetos, a criação de uma central de compras, que fiscaliza os gastos, e a criação de um conselho fiscal irão ajudar a detectar possíveis fraudes na fundação.

O conselho deliberativo da Fatec já tinha decidido não participar da licitação aberta pelo Detran neste mês. A mesma orientação foi passada à Fundae há duas semanas. O promotor irá encaminhar um relatório à Procuradoria das Fundações com as informações que ele colheu nas visitas.

Auditoria

O projeto Trabalhando pela Vida do Detran, que elabora as provas para carteira de motorista e alvo do esquema de corrupção, não passou pela auditoria que a Fatec contratou. Foram analisados 41 projetos implantados em 2006 e 2007. Segundo Maioli, não foi apontada nenhuma irregularidade nesses programas.

A implantação de uma comissão de compras, o relatório de viagem para prestação de contas de diárias retiradas, a unificação das contas bancárias dos projetos, que hoje são individuais e a implantação de um novo sistema de contabilidade foram algumas das sugestões da auditoria

DIÁRIO DE SANTA MARIA
Claudio Vaz  / 

Reunião durou cerca de uma hora e meia
Foto:  Claudio Vaz


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.