| 14/10/2008 18h22min
Quatro representantes da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib) estiveram em Florianópolis, nesta terça-feira, dia 14, para uma reunião com os integrantes do Comitê Executivo da Candidatura de Santa Catarina à Copa do Mundo de 2014. O encontro foi no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte onde foram apresentados os critérios para que a capital catarinense seja uma das sedes da competição. Na reunião, o Comitê reapresentou o projeto produzido para o seminário da CBF, realizado no último dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro.
— A reunião foi bastante produtiva. Nós vimos alguns detalhes do projeto que a gente não sabia e viu o quanto a cidade está engajada com a causa. O que deu para ver é que os cidadãos de Florianópolis querem realmente a Copa aqui — destacou o gerente de projetos da Abdib, Elias de Souza.
— Floripa está bem abraçada com o projeto. Isso conta muito, mas não é um fator decisivo —
completou.
Em nome do
Ministério do Esportes e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Abdib será responsável por identificar a situação atual da infra-estrutura das cidades candidatas, projetar a infra-estrutura ideal para sediar o Mundial de acordo com o caderno de encargos da Fifa, e listar os projetos de investimento, com os respectivos valores para que as cidades estejam aptas a suportar a realização do evento.
Dezessete concorrentes
Após a visita à capital catarinense, os representantes irão a Curitiba e Porto Alegre até o final desta semana. O grupo da Abdib visitará todas as 18 cidades candidatas à sede da Copa e farão um relatório sobre cada uma delas.
— Este relatório vai ajudar a Fifa e a CBF, em conjunto, para analisarem os projetos das cidades. Vai fazer um diferencial porque a Fifa não tem condições ainda de olhar todas as dimensões detalhadamente de cada cidade — explicou Elias.
Os principais requisitos
a serem analisados pela equipe técnica serão:
infra-estrutura portuária, infra-estrutura viária (acessibilidade), energia, telecomunicações, rede hoteleira, saneamento básico, potencial turístico, segurança pública e rede hospitalar. A partir do dia 17 de outubro, Florianópolis terá, semanalmente, um inspetor da Associação vistoriando os requisitos necessários para avaliar a candidatura.
Elias de Souza: O que deu para ver é que os cidadãos de Florianópolis querem realmente a Copa aqui
Foto:
Ricardo Duarte
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.