Notícias

 | 14/10/2008 17h11min

Lula é o presidente que desperta maior simpatia na região ibero-americana

Pesquisa foi divulgada nesta terça-feira em Bogotá, na Colômbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o chefe de Estado que possui a maior simpatia na região ibero-americana, segundo um estudo internacional divulgado nesta terça-feira em Bogotá, na Colômbia. Os dados são do Iberobarómetro e foram anunciados pelo Consórcio Ibero-americano de Pesquisas de Mercados e Assessoria (CIMA).

Segundo a pesquisa, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, tem o maior nível de aprovação no país. Como líderes mais influentes na América Latina foram considerados os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e dos Estados Unidos, George W. Bush, grandes inimigos políticos, segundo a opinião de 13% da população.

Atrás deles estão o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, o rei da Espanha Juan Carlos I, e Lula (todos com 5%), e o ex-presidente de Cuba Fidel Castro, com 4%. No entanto, Bush aparece como um dos que tem maior percentual negativo de aceitação, já que 72% dos latino-americanos não confiam nele.

Ao serem consultados sobre o que sentem por 10 dos líderes da região ibero-americana, os entrevistados elegeram Lula (53%) como o mais simpático, seguido pelo rei Juan Carlos I (51,2%), Zapatero (48,2%) e a presidente do Chile, Michelle Bachelet (45,9%).

Em relação ao nível de aprovação, Uribe tem o mais alto (85%), seguido por Lula (67%), do uruguaio Tabaré Vásquez (67%), do mexicano Felipe Calderón (61%), do equatoriano Rafael Correa (57%), do costarriquenho Óscar Arias (57%), do boliviano Evo Morales (56%) e do dominicano Leonel Fernández (55%). Atrás deles aparece Chávez (54%), seguido por Zapatero e pelo governante de Honduras, Manuel Zelaya, com 52%.

O estudo, elaborado anualmente desde 1992, foi baseado em 12.401 entrevistas em 22 países da América, além de Espanha e Portugal. No continente americano, a pesquisa foi feita em Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, EUA, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.

Segundo a pesquisa, os três problemas mais graves, de acordo com a percepção dos latino-americanos, são: a insegurança (17%), o desemprego (15%), e a corrupção (15%). Para os entrevistados, as Forças Armadas são as instituições com maior prestígio.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.