| 12/10/2008 07h23min
O governo britânico lançará na segunda-feira a maior operação de resgate dos bancos, avaliada em 35 bilhões de libras (cerca de 44,1 bilhões de euros), para salvar do colapso quatro das maiores entidades do país.
Segundo planos sem precedentes, o governo poderia se transformar no proprietário de 70% das ações do Halifax Bank of Scotland (HBOS), o principal banco hipotecário do país, e de 50% do Royal Bank of Scotland (RBS).
Prevê-se que nesta segunda-feira o RBS, um dos bancos mais castigados pela crise financeira internacional, ao cair seu valor da bolsa abaixo dos 12 bilhões de libras (cerca de 15,1 bilhões de euros), peça ao governo um financiamento de 15 bilhões de libras (18,9 bilhões de euros).
O HBOS, por sua vez, se dispõe a pedir um financiamento de até 10 bilhões de libras (12,6 bilhões de euros). O Lloyds TSB (em processo de aquisição do Halifax Bank of Scotland) pretende 7 bilhões de libras (8,8 bilhões de euros) e o Barclays, 3 bilhões de
libras (cerca de 3,7 bilhões de
euros).
A escala do financiamento poderia levar a que se suspendesse a cotação na Bolsa de Valores de Londres para dar tempo ao mercado de absorver o impacto das medidas.
Gráfico: entenda a crise financeira
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.