| 08/10/2008 16h06min
O enfraquecimento da economia no Brasil vai moderar a inflação e permitirá ao Banco Central (BC) pôr fim ao ciclo de altas de juros, disse hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI). A instituição previu que a economia brasileira crescerá 5,2% este ano e 3,5% em 2009 e afirmou que esse esfriamento reduzirá os preços.
Charles Collyns, vice-diretor do departamento de análise do FMI, reconheceu em entrevista coletiva que a queda do real nos últimos dias deve provocar a elevação da inflação. No entanto, afirmou que o efeito da desaceleração do crescimento sobre os preços será maior porque o Brasil é uma economia "relativamente fechada" ao Exterior.
— Isso pode dar espaço ao BC para terminar a disposição de endurecer as taxas mantidas durante o último ano — explicou Collyns.
O BC aumentou os juros de referência em 0,75 pontos percentuais na última semana de setembro, para 13,75%. Para este ano, o FMI prevê uma inflação no Brasil de 5,7%, contra 3,6% do
ano passado, e de 5,1% em 2009.
GRÁFICO: entenda a crise global
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.