Notícias

 | 05/10/2008 14h04min

Estatal boliviana pede gasóleo à Petrobras para garantir abastecimento

A empresa brasileira não vende combustível à estatal há um mês e meio devido aos conflitos sociais

A estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) pediu à Petrobras mais de cinco milhões de litros de gasóleo por mês para garantir o abastecimento em várias regiões do país, informou hoje a imprensa.

Fontes da YPFB asseguraram ao jornal "El Deber" que a Petrobras não vende combustível à estatal através da cidade fronteiriça de Puerto Suárez, na região de Santa Cruz, leste do país, há um mês e meio devido aos conflitos sociais.

Algumas zonas nos departamentos de Santa Cruz, Beni e Pando ainda não se recuperaram totalmente do desabastecimento de gasóleo e gás liquefeito de petróleo (GLP) que sofreram há um mês devido à onda de protestos e conflitos vivida pela Bolívia.

No entanto, o gerente nacional de Comercialização da YPFB, Rodrigo Carrasco, afirmou que, a partir desta terça-feira, o abastecimento de gasóleo será normalizado no departamento de Santa Cruz, enquanto em Beni e Pando isso só ocorrerá na quinta-feira.

Os maiores problemas de abastecimento, segundo a YPFB, são registrados nas localidades amazônicas de Guayaramerín e Riberalta, no departamento de Beni.

Além disso, Carrasco afirmou que as negociações com a Petrobras "estão encaminhadas" e que esta semana fecharão um acordo para que a brasileira envie gás à Bolívia até dezembro, assinalou o jornal.

Em outubro, chegarão a Santa Cruz mais de dez milhões de litros de combustível procedentes da petrolífera brasileira, informou o diretor.

O bloqueio de estradas e os protestos realizados por grupos opositores no leste e sul da Bolívia provocou uma grave crise de abastecimento energético em pelo menos quatro regiões do país.

Os protestos incluíram ataques contra gasodutos e refinarias do sul boliviano que chegaram a afetar o fornecimento de gás natural ao Brasil e à Argentina.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.