Notícias

 | 30/09/2008 08h44min

Apesar de abertura em baixa, bolsas européias ensaiam recuperação

Mercados especulam sobre aprovação de plano de resgate nos EUA

As principais bolsas da Europa ensaiam uma recuperação nesta terça-feira, após o terremoto que abalou os mercados na véspera. Após uma abertura com fortes baixas, por volta das 7h (horário de Brasília) os indicadores reduziam suas perdas, chegando a operar no azul em algumas praças.

Em Londres, o FTSE-100 subia 0,38%. O francês CAC 40 também voltava a operar em território positivo, com alta de 0,61%. Também subia a bolsa suíça: 1,24%. Ainda operando no vermelho, o DAX alemão perdia 0,45%, enquanto o Ibex espanhol recuava 0,49%.

Os mercados especulam que o governo dos Estados Unidos deve apresentar em breve novas propostas para conseguir a aprovação do plano de resgate das bolsas, depois que o pacote de US$ 700 bilhões foi rejeitado pela Câmara dos EUA nesta segunda-feira. O presidente George W. Bush fará novo discurso às 9h45min. A negativa ao plano levou a Bolsa de Nova York a sua maior queda histórica em pontos e derrubou as bolsas de todo o mundo.

No Brasil, a Bovespa desabou: no meio da tarde, a queda superou os 10% e as negociações foram interrompidas. A queda passou dos 13% depois da retomada dos negócios, e o Ibovespa chegou ao final do dia em baixa de 9,36%, a maior desde janeiro de 1999.

Início em baixa

Mais cedo, os indicadores europeus chegaram a cair mais de 5%. Meia hora após o início do pregão, o índice FTSE-100 perdia 2,97%. Durante o mesmo período, o indicador DAX-30 da Bolsa de Frankfurt, principal praça da zona do euro, retrocedia 2,36%, após abrir em -2%.

O índice CAC-40 do mercado de valores de Paris iniciou com tendência de -2,23% e piorou meia hora depois para -5,04%. Também 30 minutos depois de abrir, a Bolsa de Bruxelas também operava no negativo de 4,37%.

O índice geral SMI (Swiss Market Index) da Bolsa de Zurique começou a terça no vermelho: -1,86%. O mesmo ocorreu com o Ibex-35 da Bolsa de Madri, que abriu em baixa de 2,34%. O Índice Geral registrou queda de 2,29%.

A Bolsa de Milão também abriu em baixa: -2,64% para o índice S&P/MIB e -2,52 para o indicador Mibtel. Por ordem do Serviço Federal dos Mercados Financeiros, foram suspensas as operações da Bolsa de Moscou.

Ajuda

No início da manhã, os governos da Bélgica, França e Luxemburgo concluíram um acordo para injetar 6,4 bilhões de euros (US$ 9,194 bilhões) no banco e seguradora franco-belga Dexia, anunciou o primeiro-ministro belga, Yves Leterme. Pouco depois do anúncio, os dois principais dirigentes do Dexia, o presidente Pierre Richard e o diretor executivo Axel Miller, pediram demissão. O conselho aceitou os dois pedidos.

As informações são do site G1.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.