Notícias

 | 25/09/2008 05h39min

EUA perderão status de potência do sistema financeiro, diz Alemanha

Peer Steinbrück afirma que o mundo não voltará a ser como antes

O ministro de Finanças alemão, Peer Steinbrück, afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos "perderão seu status de grande potência do sistema financeiro mundial", como conseqüência da grave crise que atinge os mercados internacionais.

— O mundo não voltará a ser como era antes da crise, disse Steinbrück no começo de um pronunciamento do Governo ao Bundestag, o Parlamento federal alemão, para informar sobre a crise financeira, suas conseqüências e as soluções para enfrentá-la.

No começo de seu discurso, o responsável do tesouro alemão quis ressaltar que, apesar de tudo, "até agora a gestão internacional da crise funcionou", e não ocorreu "o temido colapso do sistema financeiro".

Em seguida — e com o intuito de tranqüilizar a população —, o político social-democrata afirmou taxativamente que "os cidadãos não devem temer por suas economias". No entanto, reconheceu que "a economia real inevitavelmente sofrerá" com a atual crise, e afirmou que o crescimento cairá e que o desemprego aumentará.

Além disso, assinalou que ainda não é possível conhecer o alcance que a crise terá para os orçamentos, apesar de não ter sido registrada ainda uma diminuição das receitas fiscais.

Após exigir "novas regras de trânsito" para os mercados financeiros internacionais, Steinbrück ressaltou que a crise "é, especialmente, um problema americano", e criticou Washington por atuar de maneira negligente.

O ministro de Finanças alemão reiterou também sua rejeição a iniciar em seu país um plano de resgate para os bancos em crise similar ao pacote de US$ 700 bilhões que é preparado por Washington.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.