Notícias

 | 24/09/2008 10h52min

Bovespa abre em alta, mas investidores mantêm cautela

Mercado deve balançar enquanto plano financeiro não for votado nos EUA

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta nesta quarta e ensaia uma recuperação dos negócios, após dois pregões seguidos de perdas acentuadas. Porém, a alta esboçada esta manhã é vista com cautela, já que os investidores mantêm os pés no chão, conscientes de que o mercado ainda deve balançar muito enquanto durar a incerteza sobre a votação no Congresso americano do plano de resgate do sistema financeiro calculado em US$ 700 bilhões.

Confira os indicadores do mercado em tempo real

Às 10h16 (de Brasília), o índice Bovespa subia 1,59%, a 50.381 pontos, após subir 2,33%, na pontuação máxima do dia até este horário. Nos Estados Unidos, os índices futuros das Bolsas de Nova York operavam em alta: Nasdaq 100 subia 0,92% e S&P 500 tinha ganhos de 0,71%.

A melhora manifestada pelo mercado brasileiro de ações segue o alívio dos mercados internacionais, que reagem bem aos planos do megainvestidor Warren Buffett de investir US$ 5 bilhões no banco de investimento Goldman Sachs. O Berkshire Hathaway vai receber ações preferenciais (PN) perpétuas do Goldman Sachs em troca de seu investimento.

Porém, o que deverá conduzir os negócios hoje, a exemplo do que ocorreu ontem, são os debates sobre o plano de ajuda ao setor financeiro que prosseguem hoje com presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, e com o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, no Congresso. Bernanke fala duas vezes. Pela manhã, a partir das 11 horas (de Brasília), e às 15h30 (de Brasília), ao lado de Paulson.

Ações

Na Bovespa, a expectativa é de recuperação para as ações da Vale, que ontem amargaram quedas expressivas. Cresce entre os analistas a percepção de que a mineradora deverá conseguir um reajuste menor de preço para o minério de ferro em 2009 por conta da crise financeira, que deverá reduzir a demanda por aço. Mas hoje os metais operam em alta no mercado internacional, assim como o petróleo. Às 10h13 (de Brasília), as ações ordinárias (ON) e PN da Petrobras subiam 2,29% e 2,41%, respectivamente, enquanto os papéis PN classe A (PNA) da Vale ganhavam 2,21%.

O foco das atenções também está voltado para os papéis do setor financeiro, que devem ter hoje uma recuperação mais forte, reagindo às medidas divulgados esta manhã pelo Banco Central com objetivo de preservar a liquidez no sistema financeiro nacional diante do quadro de restrição de recursos externos. No horário citado acima, as ações PN do Bradesco e do Itaú subiam 2,23% e 2,73%, respectivamente, enquanto os papéis ON do Banco do Brasil ganhavam 2,44%.

Saiba o que fazer para enfrentar a crise das bolsas

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.