Notícias

 | 23/09/2008 02h45min

Presidente enfatiza defesa do mercado interno

Lula espera que o mundo desenvolvido resolva seus problemas e deixe os povos do Brasil e dos países mais pobres tranqüilos

Na segunda entrevista à imprensa concedida ao longo desta segunda-feira, quando falou pelo menos quatro vezes sobre a crise americana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o reforço do mercado interno, como uma das alternativas para proteger o Brasil da crise financeira norte-americana.

Lula lembrou que a economia brasileira, hoje, já está muito diversificada, que não dependemos mais de um ou outro parceiro e avisou: "Se houver algum problema, nós vamos aumentar ainda mais o nosso mercado interno, para ele crescer muito mais e vamos procurar novos mercados".

Otimista, o presidente Lula avisou que "o Brasil vai se safar desta crise com dignidade, porque o povo brasileiro não pretende reduzir as conquistas que estão acumulando neste momento".

Questionado se achava que os norte-americanos iam ter de tomar remédios amargos como os adotados no Brasil, o presidente comentou que "os Bancos Centrais, daqui pra frente, vão ter de tomar medidas para dificultar a especulação financeira". E emendou: "ninguém pode fazer com dinheiro de pensionista um cassino. Que ganhem com coisas que gere mais emprego, que gere mais renda".

Para o presidente, é preciso acabar com a socialização dos prejuízos entre os países pobres. "Especular e, depois, querer distribuir o prejuízo com os pobres, nós não podemos aceitar isso", desabafou. "Quando ganham, ganham sozinhos, quando perdem, querem socializar? Não.", prosseguiu o presidente, que, em seguida, fez um apelo: "espero que o mundo desenvolvido resolva seus problemas, pelo amor de Deus e deixe os povos do Brasil e dos países mais pobres, tranqüilos, para que possam recuperar o tempo perdido".

Agência Estado
Diane Bondareff  / AP

"Espero que o mundo desenvolvido resolva seus problemas, pelo amor de Deus e deixe os povos do Brasil e dos países mais pobres, tranqüilos, para que possam recuperar o tempo perdido" pede Lula
Foto:  Diane Bondareff  /  AP


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.