Notícias

 | 22/09/2008 15h26min

Mantega desmente oferta de ações da Petrobras para compra com FGTS

Notícias divulgadas no domingo informavam sobre nova emissão de papéis para financeiar, em parte, exploração da camada pré-sal

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, desmentiu nesta segunda, dia 22, notícias publicadas no domingo sobre uma possível oferta de ações da Petrobras com a possibilidade de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na aquisição dos papéis. Parte dos recursos de cada conta seria destinada à exploração da camada pré-sal pela Petrobras.

As informações foram contestadas a pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, Mantega disse que nunca foi cogitada a utilização dos recursos e que não há estudos sobre o assunto. Nesta segunda, o Ministério do Trabalho tinha informado que de concreto só existem estudos e que esse teria sido o teor das declarações do ministro Carlos Lupi sobre o tema.

Para que esses recursos possam ser utilizados na compra de ações da estatal de energia e melhorar a rentabilidade dos recursos do fundo seria necessária uma alteração na Lei 8036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o FGTS.

O FGTS é recolhido dos trabalhadores celetistas (não são funcionários públicos) mensalmente, calculado em 8% sobre o salário. Nos Contratos de Aprendizagem, esse percentual cai para 2%. O dinheiro é depositado em uma conta específica, que rende a variação da Taxa Referencial (TR) mais 3% de juros ao ano.

O FGTS foi criado 1967 com o objetivo, segundo a Caixa Econômica Federal, de compensar a perda da estabilidade no emprego e garantir uma poupança para o trabalhador demitido sem justa causa. Os recursos financiam programas de habitação popular, saneamento básico e de infra-estrutura urbana.

Em 2000, o governo autorizou a utilização dos recursos do fundo em ações da Petrobras e, em 2002, em ações da Companhia Vale do Rio Doce, durante o processo de privatização da empresa.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.