Notícias

 | 22/09/2008 11h39min

Cotações de commodities dão sinais positivos, mas não reduzem cautela dos investidores

Atuação dos fundos de investimento ainda têm mais peso que fundamentos da economia

As cotações das principais commodities agrícolas deram sinais de recuperação depois das medidas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos na sexta-feira. O trigo fechou em alta de 3,64% na Bolsa de Valores de Chicago (CBOT). O milho avançou 2,84% e a soja, 2,46%. Na Bolsa de Valores de Nova York, o algodão teve ganho de 2,9%.

O alívio no mercado financeiro permite que os investidores voltem a olhar para os fundamentos da economia (relação entre oferta e demanda). Mas esse sinal positivo inicial não reduziu a cautela dos investidores, que ainda acreditam ser muito cedo para concluir sobre os efeitos da crise nos preços das commodities. O mercado desses produtos tem sido principal alvo de especuladores.

– O momento é de cautela. Temos de esperar o que vai acontecer mais a curto prazo. Eu acredito que o mercado, aos poucos, vai se ajustando, mas o momento agora é de cautela – reforçou a economista Maria Flávia Tavares em entrevista ao Agribusiness Online, nesta segunda-feira, dia 22.

Maria Flávia concordou com a tese de que a parte financeira tem, atualmente, mais peso do que os fundamentos da economia no mercado de commodities. Fundos de investimentos, explicou a economista, têm atuado com bastante força, principalmente, em commodities como soja, café e trigo.

– No curto prazo, eles (fundos de investimento) mexem muito (nos investimentos) – disse ela.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.