Notícias

 | 18/09/2008 04h23min

Lloyds TSB compra HBOS por mais de 15 bilhões de euros

Negócio pode resultar da eliminação de até 40 mil dos 145 mil postos de emprego

O banco britânico Lloyds TSB confirmou nesta quinta-feira a compra do Halifax Bank of Scotland (HBOS) por 15,372 bilhões de euros. Em comunicado divulgado hoje, o Lloyds TSB, quinto maior banco do Reino Unido, informou os detalhes do acordo alcançado na quarta-feira pelos conselhos de administração das duas entidades para resgatar o HBOS, cujas ações caíram esta semana mais de 40%. A compra do HBOS, o maior banco hipotecário britânico, formará um gigante dos bancos no varejo.

O Lloyds TSB pagará 232 pence por ação do HBOS, valor muito superior à cotação dos títulos no fechamento do pregão da quarta-feira, de 147,1 pence. O acordo está sujeito à autorização dos acionistas do HBOS, assim como da Autoridade de Serviços Financeiros, organismo regulador da City de Londres. O novo gigante dos bancos será presidido pelo atual executivo-chefe do Lloyds TSB, Eric Daniels. O presidente do HBOS, Dennis Stevenson, disse hoje que esta "é a transação correta para o HBOS e seus acionistas".

— Em razão do alto nível de volatilidade que nossa indústria está experimentando, o grupo será um dos mais fortes no setor de serviços financeiros do Reino Unido — acrescentou.

O presidente do Lloyds TSB, Victor Blank, disse que esta é uma "oportunidade única de acelerar e estender a estratégia do banco e criar um grupo líder dos serviços financeiros no Reino Unido". Segundo o Lloyds TSB, o acordo permitirá a redução de seus custos e fará com que a instituição aumente sua renda em cerca de 1 bilhão de libras (aproximadamente US$ 1,26 bilhão de euros) até 2011.

A compra do maior banco hipotecário criou incerteza entre o pessoal do Lloyds TSB, pois há o temor de que muitos postos de trabalho sejam eliminados como resultado da operação. Analistas locais não descartam a eliminação de até 40 mil postos das 145 mil pessoas que trabalham nos dois bancos.

A transação é vista como um plano de resgate do HBOS que contou com o apoio do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e do titular de Economia, Alistair Darling, depois que os títulos começaram a desabar na segunda-feira por causa da falência do banco de investimento americano Lehman Brothers. Segundo a rede britânica BBC, o governo decidiu apoiar o acordo quando o HBOS informou que seus clientes começaram a resgatar suas poupanças do banco.



> Saiba o que fazer para enfrentar a crise das bolsas

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.