| 15/09/2008 12h13min
Avança o diálogo entre o governo do presidente Evo Morales e os opositores autonomistas para pacificar a Bolívia. Segundo fontes oficiais, está em elaboração um documento que servirá de base para a negociação.
A segunda reunião entre o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, e o governador de Tarija, Mario Cossío, que representa os opositores autonomistas, terminou nesta madrugada com expectativas otimistas. Cossío disse que as duas partes estão perto de fechar as bases de um acordo por meio de um documento que pode ficar pronto ainda hoje.
— Tivemos que rediscutir os temas, mas diria que estamos indo por um bom caminho — declarou.
O documento base sobre o qual governo e oposição trabalham define as condições da negociação. Entre elas, os participantes, os temas de discussão e qual será a metodologia de trabalho. As duas partes adiantaram que os principais temas de negociação
seriam as rendas petrolíferas procedentes do Imposto Direto
sobre Hidrocarbonetos (IDH), o projeto constitucional patrocinado pelo Governo central e o regime autônomo defendido pelos líderes opositores de cinco dos nove departamentos (estados) do país.
Governo e opositores devem se reunir de novo quando Morales, que não participou da reunião de ontem, retornar da cúpula de emergência sobre a Bolívia realizada hoje pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em Santiago.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.