Notícias

 | 05/09/2008 11h50min

IBGE: deflação em alimentos no IPCA é a primeira desde 2006

Queda nos preços das matérias-primas é que determinou deflação em agosto, diz especialista

Os produtos alimentícios registraram em agosto a primeira deflação mensal no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde julho de 2006, quando caíram 0,61%, informou hoje a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos. De acordo com ela, a maioria dos produtos mostrou redução nos preços dos alimentos na passagem do IPCA de julho para o de agosto, com destaque para o tomate (de 10,59% em julho para -36,91% em agosto), a batata inglesa (de -6,4% para -6,55%) e o feijão mulatinho (de -2,12% para -6,46%).

Além disso, mesmo os produtos com alta nos preços desaceleram os reajustes, como a carne, cuja alta passou de 4,35% em julho para 0,56% em agosto. Eulina destaca, entretanto, que apesar das deflações em agosto, a maior parte dos produtos alimentícios continua apresentando variações positivas muito elevadas no acumulado do ano até agosto. Com isso, segundo Eulina, "não dá para garantir" que os alimentos não possam vir a ter os preços pressionados novamente.

Ela lembra que mesmo com a deflação registrada em agosto, os produtos alimentícios acumulam alta de 9,58% no ano e de 13,54% em 12 meses até o mês passado. A coordenadora de índices de preços do IBGE afirma que a evolução do indicador em 12 meses, a partir de agora, vai depender do que vai acontecer com os preços dos alimentos. No período entre julho de 2007 e agosto deste ano, a inflação acumulada pelo IPCA mostrou a primeira desaceleração deste ano no mês passado, na comparação com o índice acumulado em 12 meses no mês anterior.

Segundo ela, a evidência é que a queda nos preços das matérias-primas (commodities), e não do consumo, é que determinou a deflação de 0,18% nos alimentos no IPCA de agosto.

foi o índice apurado em igual mês do ano passado.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.