Notícias

 | 05/09/2008 08h58min

Bolsas européias caem, pressionadas por bancos

Perspectivas econômicas globais ainda afetam o setor financeiro

As principais bolsas da Europa voltaram a operar em baixa nesta sexta-feira, em linha com o comportamento apresentado na véspera, com investidores ainda incomodados com as perspectivas econômicas globais, em meio a um cenário de turbulência no setor financeiro.

A expectativa com a divulgação do relatório do mercado de trabalho nos Estados Unidos, às 9h30 (de Brasília), contribuiu para a cautela e mantém o dólar em alta em relação ao euro, que bateu o menor nível do ano, abaixo de US$ 1,42.

Por volta das 8h30 (de Brasília), a Bolsa de Londres recuava 1,08%, a de Paris cedia 1,13%, a de Frankfurt tinha queda de 1,53%, a de Madri caía 2,1% e a de Lisboa perdia 2,03%.

— Há uma depressão econômica generalizada — observou o estrategista da consultoria FrankfurtFinanz, Heino Ruland, observando que o foco maior do Banco Central Europeu (BCE) na inflação, em detrimento ao crescimento, não é bom para a zona do euro (15 países europeus que compartilham a moeda).

Analistas disseram que a decisão de quinta-feira do BCE de restringir os títulos que aceita como garantia nas operações de refinanciamento continua prejudicando o desempenho das instituições financeiras.

Com isso, as ações do setor financeiro operavam em queda. Os bancos irlandeses estavam entre os que mais perderam, como o Anglo Irish Bank (-9,5%). Santander caiu mais de 3% em Madri e o Royal Bank of Scotland perdeu 3,6% em Londres.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.