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 | 04/09/2008 14h45min

Entidades do setor produtivo assinam acordo para promover produtos brasileiros no Exterior

Convênio envolve Abef, Abiec, Simers e Agência de Promoção das Exportações

A Agência Brasileira de Promoção das Exportações fechou um acordo nesta quinta, dia 4, com a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec) e com a Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef) para a promoção do produto brasileiro no mercado externo. A parceria foi fechada durante a Expointer, em Esteio (RS) e envolve ainda um convênio com o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers). O aporte de recursos pode chegar a R$ 15 milhões até 2010.

No trabalho com o setor de carne bovina, a parceria Apex-Abiec prevê participação em feiras e ações voltadas para a área técnica com o objetivo de reforçar a presença no mercado internacional. Entre as metas, estão reabertura do mercado de carne industrializada e abertura do mercado do produto in natura nos Estados Unidos e na União Européia, fortalecimento do espaço em países asiáticos como Cingapura, China, Hong Kong, Malásia e Oriente Médio, inclusive no mercado halal.

Também estão previstas ações diretas junto ao consumidor, com degustação em pontos de venda e workshops com churrasco em países como Itália, Venezuela, China, EUA e Japão também fazem parte da estratégia para ampliar as vendas externas do produto. O presidente da Abiec, Roberto Gianetti da Fonseca, comemorou a parceria, que envolve R$ 7,5 milhões.

– (O acordo é) Para, no biênio 2008-2010, fazermos um trabalho de promoção da carne brasileira, valorizando a imagem, o sabor, a qualidade sanitária, divulgando o Brazilian Beef ao redor do mundo – declarou o presidente da Abiec ao Mercado e Companhia, do Canal Rural.

Gianetti ressaltou que o Brasil é o maior exportador de carne bovina, com embarques para mais de cem países, em um valor anual de US$ 5 bilhões.

No setor de carne de frango, o trabalho conjunto entre Apex e Abiec prevê o investimento de R$ 4,7 milhões de setembro de 2008 a agosto de 2010 em ações de promoção comercial, com algumas novidades como a realização de workshops em países como Cingapura, México, Índia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Indonésia.

Além da participação em feiras em mercados estratégicos, reforçando a marca setorial Brazilian Chicken, serão contratadas consultorias locais na União Européia, China, Estados Unidos e México, buscando acelerar os processos burocráticos de abertura desses mercados ao produto brasileiro.

O presidente da Abef, Francisco Turra, avaliou que o momento atual para o setor avícola é excepcional em termos de abertura e consolidação de novos mercados.

– O trabalho é diuturno. Não acontece por acaso. Queremos abrir logo a China continental, México, Indonésia, Malásia, Índia – disse Francisco Turra também ao Mercado e Companhia.

Terceiro maior produtor mundial de carne de frango, o Brasil manteve a liderança mundial nas exportações em 2007, com um volume exportado de 3,3 milhões de toneladas e receita de US$ 5 bilhões, que representa 45% das exportações mundiais de carne de frango. Para 2008 é esperado um novo recorde - US$ 7 bilhões. O País exportou para mais de 150 países em 2007.

Os dois dirigentes destacaram ainda que há dificuldades enfrentadas pela atividade exportadora no país, como a taxa de câmbio desfavorável e infra-estrutura. Mesmo com a consciência de que há um caminho a percorrer, há otimismo.

– Nessas condições, o Brasil aumentou em 20% o volume de exportações e 50% em valor. Aumentamos para todos os mercados onde estávamos. Somos responsáveis por 40% da exportação mundial de frango – concluiu Turra.

Máquinas e implementos

Durante a Expointer, Apex-Brasil e SIMERS anunciam o aumento dos recursos investidos no Green Tech - um programa de incentivo às exportações e de aumento da inserção no mercado internacional - que passarão para R$ 2,787 milhões até 2009. Outra ação do Green Tech na Expointer será o Projeto Comprador, que promoverá rodadas de negócios, nos dias 2 e 3 de setembro, com compradores estrangeiros. No total, 30 empresas do setor agrícola exibirão seus produtos na feira.

O projeto, iniciado em dezembro de 2006, exportou em 2007 US$ 19,5 milhões, superando a meta daquele ano, que era de US$ 14 milhões. Em 2008, até 31 de maio, as vendas externas da parceria já atingiram US$ 12,5 milhões.

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