Notícias

 | 04/09/2008 03h24min

Vendas de automóveis recuam

Resultados de agosto indicam provável início de acomodação do setor

Depois de cinco meses consecutivos de alta, as vendas totais de veículos no país recuaram em agosto. No período, os negócios somaram 427,6 mil unidades, o que representa queda de 14% em relação a julho. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, porém, as vendas foram 7,61% maiores.

Divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os dados consideram os novos emplacamentos no mercado doméstico e incluem carros, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários — item que engloba, por exemplo, carrocerias e baús.

Segundo a Fenabrave, os resultados de agosto indicam que, depois de bater sucessivos recordes mensais, o mercado automotivo pode ter entrado num ciclo de estabilização.

— A acomodação é boa. É bom que não haja mais excesso de demanda para não gerar distorções — afirmou o presidente da entidade, Sérgio Reze.

No ano até agosto, as vendas totais de veículos atingiram pouco mais de 3,33 milhões de unidades, equivalentes a uma alta de 25,48% em relação ao mesmo período de 2007.

Para Reze, a acomodação não altera a previsão para o ano, de venda de mais de 3 milhões de automóveis – novo recorde histórico. Até agosto, foram 1,5 milhão.

— Esse patamar não vai cair como aconteceu no boom de 1997, quando logo em seguida veio a crise no setor.

Apenas as vendas de carros e comerciais leves somaram 231 mil unidades em agosto, redução de 15,34% em relação a julho. Na comparação com igual mês do ano passado, as vendas desses dois segmentos subiram 3,19%. Até agosto, os negócios de autos e comerciais leves somam mais de 1,842 milhão de unidades, 26,31% de alta em relação às vendas nos primeiros oito meses de 2007.

A Fiat liderou os negócios de automóveis e comerciais leves no acumulado dos primeiros oito meses. A montadora encerrou agosto com fatia de 24,99% nos dois segmentos, enquanto a Volkswagen aparece em segundo lugar, com 21,89%. A GM está em terceiro lugar no ranking, com 21,23% do mercado.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.