Notícias

 | 02/09/2008 20h42min

Troféu Guri 2008 homenageia personalidades na Expointer

Distinção da Rádio Gaúcha é concedida a quem promove o Rio Grande do Sul

Atualizada em 03/09/2008 às 00h36min

Dez personalidades que se destacaram em prol do Rio Grande do Sul receberam na noite desta terça-feira o Troféu Guri. A cerimônia de entrega da 11ª edição do prêmio ocorreu na Casa RBS da Expointer, em Esteio.

Criado em 1998, o prêmio é uma homenagem anual da Rádio Gaúcha a pessoas (confira abaixo os nomes) que promoveram o nome do Rio Grande do Sul (RS) com seu trabalho e suas conquistas.

O evento reuniu autoridades, empresários, personalidades da área política, do agronegócio e dos meios esportivo e cultural. Gaúchos de nascimento ou adotivos, os agraciados foram saudados com uma trova apresentada pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.

A governadora Yeda Crusius chegou próximo das 21h e também falou aos homenageados durante o evento, que teve ainda a participação dos vice-presidentes do Grupo RBS Geraldo Corrêa e Afonso Antunes da Motta e de diretores da empresa. 

— Estamos vivendo este momento maravilho na Expointer que é a entrega do Troféu Guri, que é o que há de melhor entre os frutos desta terra — disse Yeda.

Dos homenageados, apenas o senador Pedro Simon, não compareceu devido a uma lesão no braço e enviou um depoimento gravado em Brasília. 

Ouça os depoimentos dos escolhidos:



Origem do nome

O nome do troféu é uma homenagem a César Passarinho, que interpretou, em 1983, a música Guri, campeã da Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana. Já receberam a homenagem personalidades como Jorge Gerdau Johannpeter, Luís Felipe Scolari, Ronaldinho, Nelson Jobim e Moacyr Scliar.

Uma das principais promoções do Grupo RBS na Expointer, a cerimônia é transmitida ao vivo pela Rádio Rural, com flashes na Rádio Gaúcha e no programa Camarote TVCOM — o jornalista Rodrigo Lopes, um dos âncoras do programa, entrará ao vivo de Esteio. O Troféu Guri tem patrocínio de Zaffari e Bourbon.

Os 10 premiados em 2008:

- Adelino Colombo: pioneiro na venda de televisores no RS, é presidente e fundador das Lojas Colombo, a terceira maior rede de eletrodomésticos do Brasil e primeira no Estado."É uma honra para mim receber esta homenagem de uma empresa como a RBS. Muito obrigado e um abraço a todos"

- Cabeto Martins Bastos: já foi membro do Comitê Executivo da Petroquímica Ipiranga, presidente do Conselho de Administração da Refinaria Ipiranga e vice-presidente do Conselho de Administração da Distribuidora Ipiranga. Atuou como conselheiro no Banco Mercantil Finasa e como leiloeiro e presidente do Sindicato de Leiloeiros do Rio Grande do Sul. Atualmente, é produtor rural em Uruguaiana. "Quero agradecer ao Grupo RBS por me colocar nesta galeria"

- Daniel Anzanello: ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), é produtor rural e o maior ganhador de prêmios no Freio de Ouro. "Sinto uma alegria muito grande, eu não esperava isso. Fiquei muito emocionado e surpreso"

- Eduardo Linhares: pecuarista e proprietário da GAP Genética, é criador de cavalos crioulos e bovinos das raças angus, brangus, hereford e braford. "Fiquei muito emocionado e estou até com dificuldade de falar. Estamos muito orgulhos por receber este troféu"

- Luiz Marenco: cantor e compositor, é um dos principais nomes da música nativista. Indicado em 2006 ao Prêmio TIM de música na categoria regional, em março passado lançou o CD e DVD Identidade. "Essa é uma hora ruim para mim. Eu preferia cantar. No ano que vem, faz 20 anos que sai do rincão do distrito de Dona Quitéria, onde ouvia em um rádio à pilha, porque não tinha luz, Jayme Caetano Braum. Não imaginava que estaria aqui no meio de tanta gente que fez tanto pelo Brasil"
 
- Paulo Tigre: reeleito em julho deste ano para seu segundo mandato na presidência da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), representa o Brasil e o RS em encontros em diversos países. "Saúdo à Rádio Gaúcha e RBS pela lembrança do meu nome. Este troféu está ligado às raízes do Estado. E Estado que tem história tem futuro. Quero dividir este troféu com os colegas que me elegeram para a Fiergs e dizer que vou trabalhar ainda mais para defender os interesses das indústrias do Rio Grande do Sul"

- Pedro Simon: senador da República pelo PMDB, foi governador do RS, ministro da Agricultura e deputado estadual.

- Sergio Napp: professor, engenheiro, poeta, escritor, compositor e produtor musical, já conquistou inúmeros prêmios como letrista. Foi diretor da Casa de Cultura Mario Quintana. "Vocês não podem imaginar a satisfação que eu sinto neste momento. Este é um troféu que eu sempre desejei, porque homenageia pessoas que realizaram um trabalho pelo Rio Grande do Sul. É a primeira vez em meus 69 anos que sou reconhecido por fazer algo pelo meu Estado"

- Tânia Carvalho: jornalista e apresentadora de rádio e TV, foi uma das primeiras âncoras do Jornal do Almoço, da RBS TV. Comanda os programas Falando, na TVCOM, Gaúcha Comportamento, na Rádio Gaúcha, e participa do Café TVCOM. "É muito honroso receber este destaque. Aquela gurizinha de Bagé, olhando a planice do pampa tinha sonhos. Sonhava com o rádio, porque naquela época não existia televisão. Mas sabia que poderia realizar seus sonhos. Nico (Fagundes), te agradeço por esta linda homenagem (a poesia) que dita pelo Nelson (Sirotsky), ficou uma glória"

- Thomas Koch: tenista de renome internacional, foi um dos principais nomes do Brasil em torneios como Copa Davis, US Open, Wimbledon e Roland Garros. "Eu, talvez, seja o  mais emocionado de todos. Quero agradecer a meus amigos e familiares, que sempre me deram motivação e energia para tocar cada dia e continuar brincando com o que eu mais gosto. Tento retribuir um pouco de tudo o que recebi do tênis."

ZERO HORA E RÁDIO GAÚCHA

Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.