Notícias

 | 02/09/2008 09h54min

IBGE: produção industrial cresce 8,5% em julho

Setores de veículos, máquinas e equipamentos e metalurgia básica lideraram expansão

A produção industrial brasileira cresceu 8,5% em julho de 2008 ante o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Este é o 25 mês consecutivo em que o indicador apresenta números positivos.

Veja detalhes da pesquisa no site do IBGE 

O resultado refletiu a melhora em 23 dos 27 setores pesquisados, com destaque para o de veículos automotores, que manteve-se na liderança da expansão (17,3%). Na seqüência, aparecem máquinas e equipamentos (12,5%) e metalurgia básica (10%). Os itens de maior destaque nesta áreas foram, respectivamente, automóveis e caminhões; aparelhos elevadores ou transportadores para mercadoria e válvulas torneiras e registros; e relaminados de aço e lingotes, blocos e placas de aço.

No acumulado do ano até julho, a expansão foi 6,6%, se comparado com o mesmo período de 2007. Entre junho e julho, de 1%. Já no período acumulado dos últimos 12 meses até julho, a indústria cresceu 6,8%. O instituto divulgou ainda uma revisão no resultado da produção industrial de junho comparativamente a maio, de 2,7% para 2,9%.

Tendência

O índice de média móvel trimestral, que é considerado o principal indicador de tendência, mostrou aumento de 1,1% no trimestre encerrado em julho, ante o terminado em junho, segundo o IBGE. Segundo o documento de divulgação da pesquisa, foi a maior alta para o índice, desde outubro de 2007 (1,5%).

Em síntese, os números de julho mostraram que a trajetória de crescimento da produção industrial prosseguiu, apoiada no desempenho de bens de capital e de bens intermediários. Além do fluxo das exportações de commodities, a indústria de bens intermediários vem sendo positivamente impactada pelo desempenho favorável da agroindústria e, mais recentemente, pelo aumento no ritmo de produção de segmentos da cadeia de construção, setor cuja demanda por produtos industriais é atendida basicamente pela oferta interna.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.