Notícias

 | 01/09/2008 16h23min

Gerdau investirá mais de US$ 1,3 bilhão em siderúrgica peruana

Meta é ampliar a produção da Siderperú e transformá-la em uma das maiores da América do Sul

A Gerdau anunciou nesta segunda-feira em Lima, no Peru, um investimento de US$ 1,364 bilhão nos próximos cinco anos para ampliar a produção da Empresa Siderúrgica del Perú (Siderperú) e transformá-la em uma das maiores da América do Sul.

— A Siderperú será a segunda maior da Gerdau no mundo, e lá vamos produzir aços longos e planos, praticamente a linha completa para abastecer nossos clientes — afirmou o presidente do grupo, André Gerdau, depois de se reunir no Palácio do Governo com o chefe de Estado peruano, Alan García.

A capacidade da siderúrgica será ampliada em dois períodos para que, em 2011, alcance uma produção de 1,5 milhão de toneladas de aço e, em 2013, de três milhões de toneladas, disse a Gerdau.

A Gerdau possui fábricas próprias em Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Peru, Uruguai, México, República Dominicana e Venezuela, e associações que a permitem compartilhar siderúrgicas na Espanha, Índia e em vários países da América Central.

Geração de empregos

A companhia diz que espera gerar 4 mil postos de trabalho durante a etapa de ampliação, e outros 2 mil empregos diretos durante seu funcionamento.

A Gerdau destacou também que as ampliações na Siderperú permitirão exportar a produção excedente ao Chile, à Colômbia e ao resto do mundo, segundo a agência oficial Andina.

A Siderperú — maior siderúrgica peruana — está situada aproximadamente 440 quilômetros ao norte de Lima e atualmente produz 450 mil toneladas de aço.

O embaixador do Brasil em Lima, Jorge d'Escragnolle Taunay Filho, confirmou para o dia 18 a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com García em São Paulo, no contexto de um fórum empresarial bilateral.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.