Notícias

 | 30/08/2008 15h23min

Crescimento econômico não se sustenta sem vigorosa política de inclusão social, diz Patrus Ananias

Para ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é preciso usar a experiência dos países desenvolvidos

As políticas sociais de combate à fome e de geração de renda do governo federal devem ser ainda mais incrementadas, mesmo em um cenário de maior crescimento econômico esperado para o Brasil, disse neste sábado, dia 30, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. De acordo com ele é preciso construir “o estado do bem-estar social”  usando a experiência dos  países mais desenvolvidos do mundo, que têm os melhores indicadores sociais por possuir elevado investimento na área social.

Os países escandinavos (Suécia, Dinamarca, Noruega) mais o Canadá, Austrália, Nova Zelândia e países europeus, com os melhores indicadores sociais são aqueles, segundo o ministro, que mais investem no social. A Suécia investe mais de 30% do seu Produto Interno Bruto (PIB). Para Ananias, a  política de renda mínima – a exemplo do que é feito nos países desenvolvidos – é uma decisão que terá que ser tomada mais adiante, uma vez que o governo hoje está cuidando da necessidade mais imediata da população, que é a alimentação.

– Não estou dizendo que vai ser feito isso, mas é uma alternativa no cenário com o qual nos trabalhamos. O que estes países desenvolvidos socialmente estão fazendo é exatamente  isso. Eles vão ampliando e acompanhando as pessoas. Os mais pobres estão sempre recebendo atenção do Estado – concluiu. 

Patrus acredita que aos poucos, diante da consolidação do atual quadro de geração de emprego e renda, programas como o Bolsa Família passariam a complementar a renda e não seriam mais a única garantia de sustento às pessoas carentes.

– A  experiência histórica mostra que o crescimento econômico não se sustenta sem vigorosas políticas de inclusão social. No Brasil, estamos vivendo uma experiência do encontro do desenvolvimento econômico e social – disse o ministro.

Para o ministro, na medida em que o trabalho for mais valorizado no Brasil haverá uma melhora nas condições de vida de parte da população.

AGÊNCIA BRASIL
Antonio Cruz, Agência Brasil  / 

Patrus: é preciso construir “o estado do bem-estar social”
Foto:  Antonio Cruz, Agência Brasil


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.