Notícias

 | 30/08/2008 07h40min

Expointer é oportunidade para a agricultura familiar vender para todo o país

Entrada em vigor do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária quebrará barreiras para a agroindústria

Salame, mel, queijo, caldo de cana, cachaça, pão colonial. Tradicionalmente, as bancas da agricultura familiar formam um dos espaços mais visitados (e saborosos) da Expointer. É uma rara oportunidade para pequenas agroindústrias venderem produtos fora dos limites do município de fabricação. Normalmente, isso não é possível para empresas menores cuja produção é fiscalizada pelas prefeituras, e não pela Secretaria ou Ministério da Agricultura. Mas, na Expointer, é aberta uma exceção a essa limitação legal que deve desaparecer à medida que o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) avançar.

Por meio do Suasa, a fiscalização da prefeitura habilitará a venda dos produtos em todo o país, explica Renato Cougo, engenheiro de alimentos da Emater.

– A medida é importante para agroindústrias de municípios com universo consumidor pequeno – diz André Raupp, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag).

As primeiras beneficiadas no país serão cinco agroindústrias de Crissiumal, no noroeste gaúcho, que, já aprovadas pelo Ministério da Agricultura, aguardam a adesão do Estado ao sistema para expandirem as vendas. A confirmação deve ocorrer nas próximas semanas, informa o ministério.

GUIA EXPOINTER - ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.