Notícias

 | 30/08/2008 07h20min

Suínos e pequenos animais: genética é usada para aprimorar a produção

Embrapa de Concórdia pesquisa perfil de animal com maior percentual de carne magra na carcaça

Um suíno cada vez mais competitivo em conversão alimentar, com maior velocidade no ganho de peso e alto percentual de carne magra na carcaça. Esse é o perfil animal que pesquisadores da Embrapa de Concórdia (SC) vêm buscando. Por meio de seleções e melhoramento genético, os técnicos tentam aprimorar a terceira geração do suíno light – a linhagem MS 115 —, lançada em março deste ano.

— A preferência dos frigoríficos é pelo abate de um suíno que tenha entre 110 e 120 quilos de peso vivo. Por isso, o nome MS 115. Se houver mudança no mercado, daremos um novo rumo ao trabalho — explica Nilson Woloszyn, assistente técnico da Embrapa.

Enquanto uma nova geração de suínos light não é apresentada, o produtor Ilanio Pedro Johner, 63 anos, comemora os resultados com o plantel de 150 animais criados em uma granja em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. Quando começou a comercializá-los, vendia 20 por mês. Passados quatro meses, já está negociando o dobro.

— Esses suínos são procurados, principalmente, pela alta conversão alimentar. Chegam a consumir 20% a menos de ração, se comparados a um suíno de raça tradicional — observa Johner.

A rastreabilidade é outra preocupação do setor. Por isso, 90% das granjas brasileiras têm plantel de matrizes e reprodutores identificados com brincos. Por meio do número, o produtor anota em fichário todo o histórico do animal. Assim, registra informações como datas e detalhes do desmame, ganho de peso, partos, uso de medicamentos e doenças, detalha o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador. Métodos mais modernos de controle, como a utilização de chips nos animais, ainda estão em fase de pesquisa no Brasil, um dos maiores exportadores de carne suína do mundo.

GUIA EXPOINTER - ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.