Notícias

 | 28/08/2008 19h26min

Juca Ferreira defende que 1% dos recursos do pré-sal sejam destinados à cultura

Novo ministro foi empossado nesta quinta-feira por Lula no Palácio do Planalto

Assim como os outros ministros do governo Lula, Juca Ferreira, novo titular da pasta da Cultura, também está de olho nos recursos que serão obtidos com a exploração de petróleo da camada do pré-sal. Ele defende que 1% do lucro seja destinada para o seu ministério. Após dar posse a Juca Ferreira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar das reservas.

— Eu acho que 1% do pré-sal deve ser para a cultura, porque a cultura é uma necessidade fundamental para o novo ciclo do Brasil. Todo dinheiro público que puder ser canalizado (para a cultura), deve ser canalizado — afirmou Ferreira, após ser empossado por Lula, no Palácio do Planalto.

O presidente garantiu que os recursos da camada pré-sal serão distribuídos entre ricos e pobres.

— Acho que o pré-sal é uma propriedade de 190 milhões de brasileiros. Vamos fazer que essa riqueza oriunda da natureza possa favorecer não apenas um conjunto da sociedade brasileira, mas dentre elas, as pessoas mais pobres — disse Lula, ao final da solenidade de posse do novo ministro.

— O petróleo não é meu. Eu tenho mais dois anos e meio de mandato e espero que por muito tempo seja do Brasil — acrescentou o presidente.

Lula disse que ainda não há um modelo definido sobre a exploração das reservas do pré-sal. Segundo ele, após receber as propostas da comissão interministerial, que estuda as regras, o governo abrirá a discussão com a sociedade. A comissão deve entregar o documento ao presidente até o dia 19 de setembro.

No próximo dia 2, Lula vai ao Espírito Santo, onde serão retirados os primeiros barris de petróleo da camada. A previsão é de que o pré-sal tenha entre 40 e 80 bilhões de barris de óleo.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.