Notícias

 | 22/08/2008 09h34min

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul apostam na cana-de-açúcar para diversificar a produção

Quantidade destinada à produção de álcool deve ultrapassar os 60%

Mato Grosso do Sul apresenta um dos maiores crescimentos na produção de cana-de-açúcar do país. No Centro-Oeste, o Estado é o segundo em volume de produção, com estimativa de mais de 22 milhões de toneladas para a safra 2008, o que representará 33,5% do total produzido na região, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a produção de cana-de-açúcar no Estado deverá aumentar 39,52% na safra 2008, totalizando 22,1 mil hectares ocupados com lavouras. No Estado, a quantidade de cana-de-açúcar destinada à produção de álcool deve ultrapassar os 60%, o que mostra porque a Conab considera esta safra a “mais alcooleira” de todas.

A procura por biocombustíveis esquentou o setor. Os carros com tecnologia flex fuel – que permite rodar com álcool ou gasolina – já representam 85% das vendas de veículos novos no Brasil. Em 2017, 40 dos 125 bilhões de litros de etanol produzidos no mundo serão brasileiros, com crescimento de 135% em 10 anos, segundo previsões de instituições internacionais.

O produtor Renato Burguel, do município de Costa Rica, reservou o solo arenoso da sua propriedade para a produção de cana. O restante dos seus 1,03 mil hectares foi dividido entre as culturas de soja, milho e algodão. Ele espera correr menos riscos.

– A cana-de-açúcar é mais segura devido à menor exposição às mudanças no clima. Se der uma chuva de granizo, por exemplo, a gente não perde praticamente nada – justifica o produtor.

O setor sucroalcooleiro tem fôlego para muito mais. O Estado tem 11 usinas instaladas e a implantação de outras 26 deve consumir R$ 6,8 bilhões. De acordo com a assessora de economia da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Adriana Mascarenhas, mais 27 usinas estão em fase de estudo.

O mercado e as perspectivas do setor sucroalcooleiro serão debatidos, durante dois dias, por empresários, proprietários rurais, investidores, profissionais da área técnica e acadêmicos no 2° Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar em Mato Grosso do Sul (Canasul 2008). O encontro começou nesta sexta, dia 22, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

FAMASUL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.