| 08/08/2008 14h48min
A Petrobras anunciou nesta sexta, dia 8, a compra de postos de combustível e de serviços nos mercados de varejo, industrial e de aviação da ExxonMobil na Esso Chile Petrolera e em outras empresas chilenas associadas. O negócio custou US$ 400 milhões. Segundo a estatal brasileira, o valor será pago no segundo trimestre do próximo ano, quando deverá ocorrer a transferência do controle dos ativos.
Em nota, a Petrobras informou que, com a aquisição dessas empresas de distribuição e logística, a estatal vai garantir serviços de alta qualidade aos consumidores, acumulando a excelência em atendimento ao cliente e as qualificações técnicas dos 1.320 empregados locais da Esso Chile.
– O negócio reforça a imagem da Petrobras no Exterior, especialmente no Chile, para onde exportamos, em 2007, petróleo, GLP (gás liquefeito de petróleo), gás natural, petroquímicos e lubrificantes, totalizando cerca de US$ 1,5 bilhão – diz a nota.
– O principal fornecedor de derivados e único refinador do país é a estatal Enap, com a qual a Petrobras tem um forte relacionamento – destaca a nota, lembrando ainda que o acordo está alinhado ao Planejamento Estratégico da Petrobras, que estabelece sua expansão em regiões como a América Latina.
O acordo da Petrobras com a Esso no Chile estabelece a transferência para a estatal brasileira de 230 postos de serviços, distribuição e venda de combustíveis em 11 aeroportos e de seis terminais de distribuição de combustíveis. Prevê ainda a participação acionária de 22% na Sociedad Nacional de Oleoductos e de 33% na Sociedad de Inversiones de Aviación.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.