Notícias

 | 08/08/2008 08h25min

Presidente eleito do Paraguai ameaça relações com países do Mercosul

Fernando Lugo cria clima de tensão no bloco

Desenha-se um impasse no Mercosul. O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, que toma posse no dia 15, disse nessa quinta, dia 7, que seu país não pode seguir dependendo das políticas de Argentina e Brasil e sustentou que a Venezuela, com sua política de relações exteriores, pode mudar o equilíbrio hegemônico regional.
 
– Acho que a política externa do Paraguai vai muito além de nossa fronteira, de nossa região e de nosso continente. A geopolítica mundial mudou substancialmente. Não podemos nos contentar com as políticas pendulares entre Brasil e Argentina – disse Lugo, que vê o Paraguai como um país muito influenciado política e economicamente pelos dois vizinhos.

Em outra declaração, Lugo deu uma pista dos novos mercados para os quais o Paraguai pode recorrer.

– Eu não tenho medo dos países chamados de "Eixo do mal", pois não se deve identificar as autoridades com os países – afirmou.

A Venezuela, segundo ele, é um país que pode "dar equilíbrio dentro da região independentemente de quem for o presidente".

– Hugo Chávez vai passar, mas a Venezuela não passará com seu potencial energético – sustentou.

As indicações de Lugo para seu ministério não têm usado como critério a proximidade dos futuros funcionários com o Mercosul.

– Defendo a integração regional em primeiro lugar, mas não devemos ficar nisso. Devemos abrir as portas para uma relação mundial tanto e enquanto houver respeito a nossa comunidade – declarou ele.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.