Notícias

 | 07/08/2008 15h12min

Petrobras manterá contratos no Equador, diz ministro

Petrolíferas discordavam de proposta sobre percentagem que o Estado reteria dos lucros

O governo do Equador e a Petrobras chegaram a um acordo que vai permitir que a companhia brasileira mantenha seus contratos no país andino, segundo afirmou o ministro equatoriano de Minas e Petróleo, Galo Chiriboga.

— Chegamos a um acordo que é bom tanto para o governo quando para a empresa —disse Chiriboga.

Ele não deu mais detalhes. O acordo foi obtido depois de reuniões com o alto escalão da petrolífera. Em outubro do ano passado, o governo de Rafael Corrêa elevou de 50% para 99% a percentagem que o Estado retém dos lucros inesperados provenientes do petróleo. As petrolíferas disseram que a medida tornaria as operações no país não-lucrativas e diversas companhias entraram com processos junto ao Centro Internacional para Resolução de Disputas de Investimentos do Banco Mundial e junto a outras organizações.

O governo, então, se ofereceu para reduzir o imposto de 99% para 70% por um período de um ano. Essa oferta, no entanto, exige, em contrapartida, que as companhias retirem seus processos junto a essas organizações, aumentem seus investimentos em níveis de produção e elevem a quantidade de produção que cedem ao governo. Depois disso, as companhias terão de mudar seus contratos de participação para contratos de serviço.

Segundo os contratos de participação atuais, o governo recebe uma porcentagem dos lucros provenientes da produção petrolífera. De acordo com os novos contratos de prestação de serviços, as companhias receberão um pagamento pela produção e serão reembolsadas pelos gastos com investimentos, mas todo o petróleo bruto recuperado vai pertencer ao governo. A Petrobras produz atualmente cerca de 36 mil barris de petróleo por dia no Equador.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.