Notícias

 | 30/07/2008 15h20min

Lula afirma que fracasso da Rodada de Doha foi uma frustração

Ministro Miguel Jorge ressalta que acordo era mais político do que técnico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, dia 30, que foi uma frustração o fracasso nas negociações sobre a Rodada de Doha, que duraram 9 dias, em Genebra, na Suíça. Ele fez a afirmação em almoço oferecido ao presidente da Costa Rica, Oscar Arias Sanchéz, no Palácio do Itamaraty.

– Apesar da frustração das negociações na OMC (Organização Mundial do Comércio), a Costa Rica e o Brasil seguirão empenhados na luta para a liberalização do comércio agrícola - afirmou o presidente.

Lula disse ainda esperar que os avanços alcançados durante as negociações sejam preservados.

– É o que esperam os países mais pobres, que mais teriam a ganhar com um acordo.

Decisão política

Quem também lamentou a situação foi o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Segundo ele, era um acordo que precisava mais de decisão política do que técnica.

– As questões técnicas já estavam discutidas e resolvidas, infelizmente acho que prevaleceram no final as posições políticas, que eram inabaláveis.

Segundo o ministro, o Brasil agora deve trabalhar em acordos bilaterais e multilaterais. Questionado se o Mercosul havia saído dividido da Rodada Doha, Miguel Jorge negou e disse que não foi nenhum país do bloco o chamado catalizador do fracasso.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.