Notícias

 | 23/07/2008 09h54min

Proposta dos Estados Unidos evitou fracasso nas negociações da Rodada Doha, avalia assessor da CNA

Mateus Zanella acredita também que os indianos levaram otimismo a Genebra

As negociações da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio, realizadas em Genebra, podem encerrar esta etapa com avanços. A avaliação é do assessor técnico para Comércio Exterior da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Mateus Zanela.

Em entrevista ao Agribusiness, nesta quarta-feira, dia 23, ele considerou positiva a iniciativa dos Estados Unidos, que apresentaram uma proposta de limitação dos subsídios à produção agrícola em US$ 15 bilhões. Na avaliação dele, é um alento diante da expectativa inicial de fracasso das negociações.

– Os Estados Unidos vieram com o primeiro passo. Comentava-se que se não viesse nenhuma proposta de nenhum dos grupos, as negociações entrariam em colapso logo no primeiro dia – disse Zanela.

O que resta saber, de acordo com o assessor da CNA, é se o proposto pelos representantes americanos será considerado suficiente para que os países em desenvolvimento, que exigem o fim dos subsídios agrícolas, também dêem um passo adiante nas negociações. A proposta foi avaliada como uma boa, mas insuficiente tentativa pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

G20

Sobre o grupo que reúne as 20 principais nações em desenvolvimento (G20) Mateus Zanella, ressaltou que existem vários pontos de divergência entre países como China, Argentina e o próprio Brasil. A injeção de otimismo, disse o assessor da CNA, veio da Índia, cujo governo recebeu um voto de confiança do parlamento do país.

Ele explicou que os representantes indianos chegaram a Genebra com a expectativa positiva que as demais delegações esperavam.

– Vai dar uma revitalizada nas negociações que estavam em um impasse de algumas horas, com reuniões canceladas ou com consultas bilaterais, em vez de salas com vários países.

CANAL RURAL.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.