Notícias

 | 15/07/2008 11h22min

Pessimismo volta aos negócios, e Ibovespa cai 1,69%

Bolsa segue tendência européia e asiática nesta terça

O índice Bovespa abriu o pregão desta terça-feira em baixa e registrava perda de 1,69%, a 59.692 pontos às 10h22min. O bom humor do início da semana ficou para trás. Ontem, o otimismo inicial com o plano do governo dos EUA para socorrer as agências hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac evaporou-se rapidamente nos EUA. Depois de uma segunda leitura pelos investidores, surgiram várias dúvidas sobre a operação e também aumentou o temor sobre a saúde financeira dos bancos.

As Bolsas norte-americanas fecharam em queda, mas a Bolsa brasileira resistiu, o que não deve se repetir hoje. Para contribuir com a pressão negativa hoje, foram divulgadas a inflação no atacado nos EUA (a maior alta mensal desde novembro do ano passado) e as vendas no varejo americano, que cresceram apenas 0,1%. Outra notícia ruim da manhã veio da montadora de veículos GM, que anunciou corte de dividendos aos acionistas nos EUA, corte de bônus aos executivos e ainda deu alerta de prejuízo expressivo no segundo trimestre.

É neste clima desfavorável que os investidores aguardam a divulgação de balanços da Intel e da Johnson & Johnson e o pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, e do secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA, previsto para 11h.

Tudo isso deve impedir a Bovespa de se descolar de Wall Street. De acordo com um profissional, as ações da Petrobras e da Vale podem, eventualmente, impedir uma queda mais forte do Ibovespa.

— A única notícia positiva, por enquanto, que pode impedir a Bolsa de cair muito, ou até operar no azul, é a descoberta de óleo da Petrobras e o encerramento da subscrição das ações da Vale — avalia o profissional.

O avanço do preço do petróleo também pode contribuir para a apreciação dos papéis da estatal.

Ontem a Petrobras anunciou a descoberta de óleo de boa qualidade na Bacia do Espírito Santo. A nova descoberta está localizada na área do campo de Golfinho, a 60 quilômetros de Vitória. Segundo a estatal, as primeiras estimativas indicam potencial de 150 milhões de barris de óleo recuperável. A reserva está localizada em concessão pertencente 100% à estatal. Segundo o comunicado, a vantagem é que a área está próxima da infra-estrutura já instalada no campo de Golfinho.

— Com isso, os volumes descobertos serão incorporados às reservas da companhia e podem rapidamente entrar em produção — afirma o comunicado da empresa.

Já no caso da Vale, o término do prazo da subscrição das ações preferenciais da empresa pode contribuir para o avanço do papel.

— As ações da Vale estão nas mãos de grandes bancos e fundos, isso pode mexer, positivamente, com o papel — avalia um técnico.

Na Europa, os principais mercados acionários operam em queda acentuada, refletindo as contínuas preocupações dos investidores com o setor financeiro, à luz da recente falência da IndyMac Bancorp. Na Ásia, não foi diferente e as bolsas locais fecharam em baixa. Por toda a região, a percepção é de que a crise no setor hipotecário é maior do que parece, e de que a economia norte-americana se deteriora cada vez mais.

Em tempo

A Vivo publicou hoje o edital da Oferta Pública de Aquisição (OPA) das ações ordinárias da Telemig Celular Participações e da Telemig Celular S.A. em circulação no mercado. Os leilões de compra ocorrerão na Bovespa no dia 15 de agosto, às 13h e às 13h15min, respectivamente. Os acionistas das duas empresas têm até 14 de agosto para se habilitarem para os leilões. A oferta deve movimentar R$ 952,810 milhões, caso a empresa compre todos os papéis citados no edital.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.