Notícias

 | 12/07/2008 19h58min

Síria e Líbano anunciam que estabelecerão relações diplomáticas

Medida pode ser adotada após 60 anos de os países terem conseguido suas respectivas dependências

Síria e Líbano anunciaram hoje a disposição em estabelecer relações diplomáticas e abrir embaixadas em suas capitais, pela primeira vez desde que conseguiram suas respectivas independências há mais de 60 anos.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, fez o anúncio, que qualificou de "histórico", em coletiva de imprensa em Paris junto aos presidentes da Síria, Bashar al-Assad, do Líbano, Michel Suleiman, e o emir do Catar, xeque Hamad Bin Khalifa al-Thani. Bashar al-Assad confirmou posteriormente "a troca de embaixadas" entre os dois países e ressaltou o apoio de sua nação à normalização política do Líbano.

Sarkozy disse que ainda existem algumas "questões jurídicas" a serem resolvidas e que o que foi iniciado foi "um processo", embora tenha insistido na importância do compromisso dos presidentes da Síria e do Líbano. Fontes diplomáticas ressaltaram a vontade dos dois países de trabalhar rapidamente e que os prazos para a abertura das legações diplomáticas poderiam estar finalizados para a visita de Sarkozy à Síria, também anunciada hoje, que acontecerá em meados do próximo mês de setembro.

O presidente sírio ressaltou a importância dos acordos de Doha na normalização política do Líbano e mostrou seu apoio "ao diálogo nacional" nesse país.

O encontro entre os presidentes sírio e libanês, sob o auspício de Sarkozy, foi o mais importante já mantido entre as partes até que comece amanhã a Cúpula da União pelo Mediterrâneo (UPM). A cúpula reunirá 43 chefes de Estado e de governo da UE e do sul e do leste do Mediterrâneo.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.