Notícias

 | 12/07/2008 18h39min

Autoridades peruanas ampliam estado de emergência devido ao narcotráfico

Decreto sugere que Forças Armadas assumam o controle de algumas regiões

O governo peruano prorrogou hoje por mais 60 dias o estado de emergência em várias províncias andinas de Ayacucho, Cuzco, Huancavelica e Junín, devido a problemas com a subversão e o narcotráfico. Um decreto da Presidência do Conselho de Ministros, publicado hoje no diário oficial El Peruano, afirma que o estado de emergência vai vigorar nas províncias de Huanta e La Mar, na região Ayacucho, e na província de Tayacaja, em Huancavelica.

Além disso, nos distritos de Kimbiri, Pichari e Vilcabamba da província do Convencion, nem Cuzco, e na província de Satipo, nos distritos de Andamarca e Comas na província de Concepción e nos distritos de Santo Domingo de Acobamba e Pariahuanca da província de Huancayo, em Junín.

Em todas essas regiões foram detectados remanescentes do grupo armado Sendero Luminoso, que começou suas atividades subversivas em Ayacucho em 1980. Também ocorreram enfrentamentos e detenções de elementos das máfias dedicadas ao narcotráfico. O decreto diz que nessas regiões ficam suspensos os direitos a livre circulação e reunião, assim como a inviolabilidade de domicílio.

Outro decreto ordenou que as Forças Armadas assumam o controle dessas regiões, onde o estado de emergência vem sendo prorrogado consecutivamente nos últimos anos.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.