Notícias

 | 10/07/2008 12h21min

IBGE: inflação pode superar meta em 2008

Pressão dos alimentos e alta dos preços administrados deve confirmar previsão

A coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, admitiu nesta quinta-feira que "não é improvável" que a inflação acumulada em 12 meses em julho ultrapasse o teta da meta de inflação para este ano, de 6,5%, conforme determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo ela, a taxa acumulada em 12 meses até junho já chegou a 6,06% e "há evidências que julho deste ano apresente um IPCA maior do que o do ano passado", quando o IPCA ficou em 0,24%.

— Com a continuidade da pressão dos alimentos e a alta dos preços administrados, não é improvável que a taxa em 12 meses atinja 6,5% (em julho) — disse.

A lista de pressões no IPCA de julho citada por Eulina é significativa. Conforme ela, "a alta dos alimentos é generalizada e não há sinal de inversão, já que os preços no mercado internacional e o consumo continuam subindo". Ela insistiu que "não há evidência de mudança na trajetória de alta dos alimentos".

Além disso, em julho, segundo Eulina, haverá pressão de vários itens administrados sobre o IPCA, como aumentos na taxa de água e esgoto em Porto Alegre, Belém e Fortaleza, nos ônibus interestaduais, na energia elétrica em São Paulo e em Curitiba, além do álcool, do gás veicular e do óleo diesel.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.