Notícias

 | 09/07/2008 16h53min

Assentamentos do Incra são responsáveis por mais da metade da redução dos desmatamentos, diz Cassel

Ministro do Desenvolvimento Agrário participou nesta quarta de audiência pública no Senado sobre exploração na Amazônia

Em debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado nesta quarta-feira, dia 9, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou que os assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não são os responsáveis pelos desmatamento na região amazônica.

– Nunca vi assentado com motosserra – disse o ministro.

Cassel, que estava acompanhado pelo presidente substituto do Incra, Roberto Kiel, afirmou que os assentamentos do instituto para a reforma agrária foram responsáveis por 54% da redução dos desmatamento registrada nos últimos anos na Amazônia.

O senador Expedito Júnior (PR-RO), autor do requerimento da audiência pública com o ministro, afirmou que mais de 90% dos madeireiros de Rondônia trabalham de forma legal, embora sejam erroneamente tratados como os vilões do desmatamento.

Em resposta aos senadores Expedito Júnior, Augusto Botelho (PT-RR), Gilberto Goellner (DEM-MT), Jayme Campos (DEM-MT), João Pedro (PT-AM), e Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Cassel afirmou que a questão da regularização fundiária não é responsabilidade apenas do Incra.

Disse que o órgão instalou escritórios em dezenas de municípios para operacionalizar a regularização fundiária e apenas 7% dos ocupantes das terras apareceram com os documentos para fazê-lo. Nessas terras, segundo ele, também trabalham famílias que chegaram na região há 40 ou 50 anos e vivem até hoje sem nenhum direito.

– Por alguma razão, 93% dos ocupantes de terras na região não foram ao Incra para a regularização. Há muita grilagem e muita ocupação ilegal, além de disputa pelas terras entre esses ocupantes irregulares – acrescentou Cassel.

O ministro concordou com propostas dos senadores Expedito Júnior, Gilberto Goellner e Jayme Campos no sentido de que os Estados participem com o Incra do trabalho da regularização fundiária.

AGÊNCIA SENADO
Roosewelt Pinheiro, Agência Brasil / 

Ministro Guilherme Cassel, presidente e vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Neuto de Conto e Expedito Júnior, durante audiência pública
Foto:  Roosewelt Pinheiro, Agência Brasil


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.