Notícias

 | 03/07/2008 15h20min

Comissário europeu aceita debate sobre Doha, mas diz que unidade na rodada de negociações é vital

Declaração é resposta a divergências com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que o acusa de não proteger a agricultura européia

O comissário europeu de Comércio, Peter Mandelson, afirmou que é a favor de um debate entre os Estados-membros sobre as discussões na Organização Mundial do Comércio (OMC), mas destacou que, nesta negociação, a unidade é vital.

A declaração de Mandelson foi uma resposta sobre as divergências que mantém com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em torno do papel da Comissão Européia nas negociações da Rodada de Doha.

Sarkozy acusou Mandelson, negociador-chefe da União Européia junto à OMC, de não proteger a agricultura européia e de, por isso, ser responsável pela negativa irlandesa ao Tratado de Lisboa.

Em entrevista coletiva ao término do encontro de ministros de Comércio da UE com seus colegas do Mediterrâneo, o comissário disse que, dentro do bloco, "o debate é bom, o desacordo, às vezes, é inevitável, mas a unidade é vital".

– Se a UE não mantiver uma posição unida, corremos o risco de confundir nossos sócios e podemos acabar levando a culpa pelo eventual fracasso da negociação – advertiu Mandelson.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.