Notícias

 | 02/07/2008 16h21min

Ingrid Betancourt é resgatada, diz Exército da Colômbia

Ela, três americanos e 11 soldados e policiais colombianos seqüestrados pelas Farc foram resgatados

Atualizada às 20h27min

O Exército da Colômbia resgatou nesta quarta-feira a ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, além de três americanos e 11 soldados e policiais colombianos seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), anunciou hoje o ministro da Defesa do país, Juan Manuel Santos.

Ingrid Betancourt, de 46 anos, passou os últimos seis anos em cativeiro. Ela foi seqüestrada em fevereiro de 2002 quando fazia campanha como candidata à Presidência do país. A saúde da refém estaria bastante debilitada. Ela teria tido malária, hepatite do tipo B e leishmaniose, além de problemas de insuficiência cardíaca.

O ministro declarou, em entrevista coletiva, que a ex-candidata presidencial (dona também de cidadania francesa) e os americanos Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, seqüestrados em 2003, foram libertados em um acampamento das Farc.

O ministro acrescentou que os reféns libertados viajam neste momento em helicópteros rumo a San José do Guaviare, capital do departamento do Guaviare. 

— Essa operação não possui precedentes e deixa muito claros o profissionalismo e a qualidade das Forças Armadas colombianas. Minhas felicitações muito sinceras a nossos homens da área de inteligência do Exército — disse o ministro, que parabenizou, sobretudo, os generais Freddy Padilla, comandante das Forças Armadas, e Mario Montoya, comandante do Exército. 

— O país e seus entes queridos não terão como agradecer semelhante operação de resgate que estava em execução havia mais de um ano — completou Juan Manuel Santos.

Os reféns, que não teriam ficado feridos no resgate, serão levados mais tarde à base aérea de Tolemaida, no departamento de Tolima, a cerca de 190 quilômetros de Bogotá. Eles integravam o grupo de cerca de 40 reféns que a guerrilha propunha trocar por 500 rebeldes presos, após a criação de uma zona desmilitarizada no país.

— Seguiremos trabalhando na libertação dos demais seqüestrados. Fazemos um chamado aos atuais líderes das Farc para que não matem, liberem os outros seqüestrados e não sacrifiquem seus homens — declarou o ministro.

EFE E ZEROHORA.COM

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/07/2008 10h34min
Câmara italiana aprova moções pela libertação de Betancourt
01/07/2008 13h02min
Foto de Ingrid Betancourt é colocada no topo de Mont Blanc
22/06/2008 05h39min
Militar seqüestrado pelas Farc envia mensagem de força a Ingrid Betancourt
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.