Notícias

 | 30/06/2008 09h43min

Código alfandegário do Mercosul está quase pronto, diz diplomata argentino

Paraguai deve evitar participação do acordo em função do novo presidente

A minuta do código alfandegário que transformará o Mercosul em uma verdadeira zona de livre comércio está 97% pronto, mas ainda terá de ser analisado pelo recém-eleito governo paraguaio antes de sua aprovação. A informação foi dada nesse domingo, dia 29, pelo subsecretário argentino de Integração Econômica para a América e o Mercosul, Eduardo Sigal.

Ele participa das reuniões preparatórias para a cúpula regional de chefes de Estado que ocorre nesta segunda, dia 30, e terça-feira, dia 1º, em Tucumán, 1,2 mil quilômetros a noroeste de Buenos Aires.

Eduardo Sigal disse que restam acordos quanto a temas importantes da futura norma, como a definição "do território alfandegário, as áreas alfandegárias especiais e o tema dos direitos à exportação".

O subsecretário confirmou que o Paraguai - que integra o bloco junto com Brasil, Argentina e Uruguai - alegou que não podia continuar avançando na negociação do texto porque há "questões a serem analisadas pela futura gestão" do presidente eleito Fernando Lugo, que assumirá o poder em 15 de agosto.

Em uma conversa com a imprensa estrangeira, o funcionário argentino disse que, se não houver uma colocação específica do novo governo paraguaio, a aprovação do código deverá acontecer no próximo semestre.

A previsão é que as normas entrem em vigor em 2009, mas, antes, precisam ser aprovadas pelos parlamentos dos quatro membros plenos do bloco.

 

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.