Notícias

 | 26/06/2008 11h04min

IBGE: desemprego pode fechar 2008 com queda recorde

Tendência pode ser comprometida pela inflação, pela alta dos juros e pelas crises externas

O gerente da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, disse nesta quinta-feira que a tendência é de novas quedas na taxa de desemprego até dezembro de 2008, exceto se fatores externos venham a afetar o desempenho do mercado de trabalho. Como exemplo desses fatores, ele citou a inflação, a alta dos juros e as crises externas.

— Juros e inflação podem comprometer um pouco esse processo, mas, exceto na renda, os efeitos demoram, não são imediatos — afirmou.

Segundo Azeredo, os resultados do mercado de trabalho em maio, com taxa de desemprego em 7,9% (a menor para maio desde 2002), aumento no número de trabalhadores ocupados e queda no contingente de desocupados "são extremamente positivos". O gerente da pesquisa afirmou que o desempenho reflete o bom cenário econômico do país.

— O ano de 2008 vem registrando indicadores positivos na economia e isso vem se refletindo no mercado de trabalho.

Azeredo ressaltou que este ano "uma inflexão significativa" na taxa de desemprego ocorreu "mais cedo e com mais força", já que no ano passado só houve queda na taxa em junho. Historicamente, a taxa de desemprego sobe de janeiro até o final do primeiro semestre, iniciando então um processo de queda até o final do ano.

— A situação no mercado de trabalho em 2008 é favorável em relação aos últimos anos — analisou, acrescentando que "a taxa (de desemprego) tende a fechar o ano com novo recorde (de queda)".

O recorde mensal entre as menores taxas de desemprego mensais apuradas pelo IBGE, até o momento, é de dezembro de 2007, quando foi de 7,4%, a mais baixa da série iniciada em março de 2002. A taxa no mês de dezembro é sempre a menor apurada mensalmente a cada ano.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.